terça-feira, 1 de setembro de 2009


          A construção colaborativa, torna-se um grande avanço para a aprendizagem do aluno”, pois a partir do momento em que expomos opiniões e idéias, ou seja, estamos dando nossas colaborações, estamos contribuindo para facilitarmos em nossos ensinos e aprendizagens.

          Na realidade a construção coletiva num mundo virtual tem suas vantagens e desvantagens. Sendo que algumas das vantagens os indivíduos podem se comunicarem ao mesmo tempo e em tempo distintos com uma ou várias pessoas ao mesmo tempo em busca do novo, exemplo de inteligência coletiva somos nós acadêmicos á distância. E as desvantagens são as diversidades de tais opiniões e idéias que podem até mesmo confundirmos com certo e o errado.

         No entanto, no mundo globalizado, as pessoas têm visões diferentes dessas inovações. Algumas as vêem com otimismo, outras, nem tanto.
Sala de aula interativa
          A sala de aula convive tradicionalmente com um impedimento de base ao seu propósito primordial de educar para a cidadania. Ela não contempla a participação do aluno na construção do conhecimento e da própria comunicação.

          Freire não desenvolveu uma teoria da comunicação que dê conta de sua crítica à transmissão. No entanto, deixou seu legado que garante ao conceito de interatividade a exigência da participação daquele que deixa o lugar da recepção para experimentar a co-criação.

          A sala de aula presencial e à distância segue os três fundamentos citados anteriormente. Entretanto, é preciso considerar que a distinção "presencial" e "à distância" será cada vez menos pertinente quanto mais se popularizarem as tecnologias digitais. As duas modalidades coexistirão: o uso da web, dos suportes multimídia e a sala de aula tradicional com professor e alunos frente a frente. O aluno terá a aula na escola, na universidade, e terá também o site da disciplina com exercícios e novas proposições configurando a sala de aula virtual. Porém é certo que esteja apenas iniciando a proliferação do "ensino exclusivamente à distância", via Internet.

          Para promover a sala de aula interativa o professor precisa desenvolver pelo menos cinco habilidades, entre outras:

1. - Pressupor a participação-intervenção dos alunos, sabendo que participar é muito mais que responder "sim" ou "não", é muito mais que escolher uma opção dada; participar é atuar na construção do conhecimento e da comunicação;

2. - Garantir a bidirecionalidade da emissão e recepção, sabendo que a comunicação e a aprendizagem são produzidas pela ação conjunta do professor e dos alunos;

3. - Disponibilizar múltiplas redes articulatórias, sabendo que não se propõe uma mensagem fechada, ao contrário, se oferece informações em redes de conexões, permitindo ao receptor ampla liberdade de associações, de significações;

4. - Engendrar a cooperação, sabendo que a comunicação e o conhecimento se constroem entre alunos e professor como co-criação e não no trabalho solitário;

5. - Suscitar a expressão e a confrontação das subjetividades, sabendo que a fala livre e plural supõe lidar com as diferenças na construção da tolerância e da democracia.

http://www.senac.br/BTS/272/boltec272e.htm