sábado, 18 de setembro de 2010

Tarefa 8 - Vídeo Arte

Tarefa 8 - Vídeo Arte

Natuartes
Antônia Sirlândia Vale da Silva.
Rayana Mirele Lopes da Silva.
Silvia Gomes Viana.

Foi muito interessante realizar esta atividade, conhecer um pouco sobre a história do Vídeo Arte e aprender a trabalhar com esta linguagem tão utilizada nos dias de hoje, que muitas vezes por falta de conhecimento deixamos de explorar estes recursos audiovisuais que a tecnologia nos oferece.
O vídeo que produzimos serviu como uma base introdutória para que pudéssemos ampliar nossos conhecimentos acerca das diversas manifestações da arte e a partir das nossas descobertas pensamos em um tema característico da nossa localidade que envolvesse o ambiente, das mais belas manifestações artísticas a natureza é aquela que apresenta as mais belas formas, cores, sons, certamente uma harmonia perfeita onde podemos encontrar a arte expressa de várias maneiras, logo partindo de nossas observações envolvemos alguns aspectos interessantes da diversidade de imagens que a natureza nos proporciona.

Construímos o nosso vídeo arte com imagens capturadas das paisagens existentes em lugares do nosso município como: praia, rio, campos e florestas e com estas imagens privilegiadas fizemos o nosso vídeo.
Utilizamos recursos tecnológicos, como câmera digital e os efeitos disponibilizados no programa Movie Maker Windows 7, com certeza esta foi uma experiência muito proveitosa para todos nós, onde tivemos a oportunidade de aprender a manusear esses recursos tecnológicos e com isso adquirir conhecimentos que serão muito úteis para nós que seremos professores de artes visuais e estamos em busca de construir o nosso aprendizado dentro do universo da cultura visual.

Este é o link do vídeo no you tub:

TAREFA 7 – ARTE POSTAL

TAREFA 7 – ARTE POSTAL

Arte Postal é uma das formas de arte que estreou no meado do século passado na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nos anos 70 e 80.
Os artistas de Arte Postal utilizam diversos tipos de técnicas para a produção da mesma, sendo que as mais utilizadas são: colagens, montagens, pinturas, fotos e escritas.
Não deixando de mencionar que os avanços de comunicação digital, como e-mail, MSN, celulares, são os mais utilizados, mas ainda há pessoas que preferem se servirem dos meios postais usando os correios para enviar e receber objetos, cartas, documentos, enfim, vale ressaltar que existem algumas proibições direcionadas as remessas de envios, pelos correios e aviação civil internacional, como exemplo; explosivos, sólidos e líquidos inflamáveis, substancias oxidantes e peróxidos orgânicos, infecciosas, radioativos, ou seja, produtos que tornem perigos, é por isso que nem tudo pode ser enviado por tais meios, mas para isso á suas restrições.
Tive o privilégio de experimentar as produções das artes postais, Confesso que foi interessante e bem legal, onde enviei algumas delas para uns colegas de turma, tipo: fotos, montagens, poesias e principalmente frases reflexivas relacionadas à amizade, com objetivos de unificarmos e fortalecermos cada vez mais. Desta forma formamos uma rede de trajeto artístico.
Segundo o texto de Fabiane existem vários motivos que levaram a criação da arte postal, um deles me chamou bastante atenção quando ela diz que “Para o artista postal, a arte é um produto de comunicação e não uma mercadoria”, pois a arte postal é uma via de comunicação que foi desenvolvida com a finalidade de enviar trabalhos diversificados.
Portanto, na minha concepção os correios surgiram a partir da necessidade que o homem teve em se comunicar, da mesma forma é a arte postal, movimento que consiste em trocar mensagens criativas utilizando o sistema dos correios para sua veiculação.


Anexos:
Algumas das artes postais recebidas e enviadas.

Esta imagem é mais montagem que produzi com as artes postais, as quais recebi de minhas colegas de turma ArV11.

Esta outra imagem é mais uma montagem que fiz de minhas artes postais que enviei para minhas colegas da turma ArV11. Como uma forma de agradecimento e de fortalecimento de nossas amizades. Procurei demonstrar o carinho que tenho com elas através do uso das artes postais, utilizando frases reflexivas.
Fontes de pesquisas:
http://www.correios.com.br/importaFacil/proibicao_restricao.cfm