domingo, 5 de setembro de 2010

RESENHA CRÍTICA DO FILME “O SHOW DE TRUMAN”

O filme “O Show de Truman” do diretor Peter Weir, aborda a privacidade dos indivíduos por meios dos avanços tecnológicos, a mídia como forma de comunicação e interação, bem como a diferença entre a ficção e a realidade do dia-a-dia da sociedade.
O filme nos transmite a história de Truman, desde seu nascimento até sua vida adulta, o qual foi interpretado pelo ator Jim Carrey, como sendo um dos principais personagens. Um filme que se passa dentro de outro filme. Tendo como personagens Burbank, Ed Harris – Christof, Laura Linney – Meryl, Noah Emmerich – Marlon, Natascha McElhone – Lauren Garland, Holland Taylor – Mãe de Truman, Bair Slater – jovem truman, Brian Delate – Pai de Truman, Peter Krause – Lawrence, Heidi Schanz – Vivien, Ron Taylor – Ron, Don Taylor – Don, Paul Giamatti – Diretor da sala de controle e Philip Baker Hall – Executivo.
A mídia se dar através dos diversos meios de comunicação, podendo ser: Sonoro (telefone, rádio e podcast); Escrita (jornais, diários e revistas); Audiovisuais (televisão e cinema); multimídia (diversos meios simultaneamente como a escrita e audivisual); Hipermídia (CD-ROM, tv digital e internet) e por fim Hipertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto). Com o surgimento da mídia, principalmente no meio educacional, acredito que surgiu uma nova modalidade de ensino, como também o interesse social em busca das informações mundiais.
Não deixando de mencionar que nos dias atuais observa-se a grande evolução dos meios tecnológicos, ou seja, as modificações que estão surgindo, assim interferindo no campo social, político, econômico e educacional. Na verdade a mídia é um dos elementos principais para a transmissão de comunicação e conhecimentos.
Há uma relação bem clara entre o filme e a vida real, um exemplo disso, são os paparazos que seguem os artistas 24 horas por dia, com o objetivo de transmitir sua vida pessoal, da mesma forma como aconteceu com Truman, o qual foi exposto ao mundo sua trajetória de vida, através dos programas televisivos, monitorado por uma equipe de técnicos que tinha um controle através de máquinas criadas pelo próprio homem.
No entanto, de tudo que foi estudado, posso dizer que hoje somos dependentes da mídia, seja ela com intuito de sucesso ou financeiro, mas de forma direta ou indiretamente ela se faz presente em nosso meio, sendo considera uma necessidade para os indivíduos.

Passione, nome dado a uma novela brasileira, é mais um programa da rede Globo, o qual é transmitida de segunda-feira aos sábados, ás 8:00h da noite. É uma das melhores novelas e que tem grandes audiências, destinado a todos os tipos de públicos. Tendo como seu diretor Sílvio de Abreu, fazem parte do elenco, protagonizados por artistas de grandes talentos, são deles: Rodrigo Lombardi – Mauro Santarém, Marcello Antony – Gerson Gouveia, Reynaldo Gianecchini – Fred, Cauã Reymond – Danilo Gouveia, Bruno Gagliasso – Berillo, Tony Ramos – Antonio Mattoli (Totó), Francisco Cuoco – Olavo, Daniel De Oliveira – Agnelo Mattoli, Fernanda Montenegro – Bete Gouveia, Aracy Balabanian – Gema Mattoli, Carolina Dieckmann – Diana Rodrigues, Gabriela Duarte – Jéssica, Mariana Ximenes – Clara, Cleyde Yáconis – Dona Brígida, Irene Ravache – Clô, Vera Holtz – Cande e Leandra Leal – Agostina Mattoli.
Os temas abordados na referida novela, são diversificados, dentre eles estão: O amor, ódio, rancor, mentiras, traição, perdão, prostituição, interesse, ambição, malícias, homossexualismo e outros. Onde na maioria dos capítulos são abordados temas polêmicos, com relação à traição, prostituição e principalmente o homossexualismo.
Na realidade os temas abordados são apresentados, de forma clara e na maioria das vezes deixam a desejar como exemplo a falta de ética e respeito por parte de alguns capítulos, que mostram a traição como sendo algo natural e sem limites, onde mãe trai filha e filha se revolta contra mãe, isso são incentivos para a realidade da sociedade. Acredito que tais conceitos são transmitidos de maneira verídicos e subliminares. Outro exemplo é de desconfiança, é quando Mauro comenta com Diógenes que está desconfiado de que o filho que Melina está esperando não era dele. Melina fica perturbada ao se lembrar da insinuação que Diana fez a respeito da paternidade de seu filho.
Não deixando de citar que a novela acima mencionada, de uma forma direta ou indiretamente acaba influenciando a todos que nela os assistem, seja na forma de se falar, pensar, agir e principalmente no modo de se vestir, pois buscam inovar o mundo da moda. Assim, proporcionando um impacto tanto negativo quanto positivo para a sociedade.
Se caso eu viesse poder reescrevê-lo, de princípio mudaria o título por, “Em busca da Felicidade”, e com certeza destacaria mais o campo educacional e a conscientização de um povo mais justo.