sábado, 2 de junho de 2012

Exemplo de arte, confeccionada com sementes.

Roteiro do projeto

Roteiro do projeto 
Título: Germinação de sementes 
Autoria: Silvia Gomes Viana, acadêmica do curso de Artes Visuais 2. 
1 - Apresentação sucinta do tema e das disciplinas envolvidas. 
O projeto de ensino/aprendizagem de arte envolvendo a interdisciplinaridade com a ciência veio de encontro com as necessidades de analisar, discutir e refletir a temática ambiental no contexto social e artístico. Por está relacionada à preservação ambiental, a germinação de sementes é de extrema importância para o meio ambiente e principalmente para nossas vidas. Pensando no ensino das artes, podemos utilizar as sementes, assim transformando-as em artes como: bijuterias, bolsas e enfim, algo que de retorno financeiro para o homem. 
 2 - Motivação: O assunto escolhido por mim para ser trabalhada a arte de forma interdisciplinar com a disciplina de ciências, nos leva a pensar sobre a preservação ambiental de forma, á dá uma nova vida, ou seja, através da germinação de sementes é que buscamos ampliar o ambiente florestal, como também pelo fato de ser ambientalista e de gostar do meio ambiente como um todo. Assim será desenvolvido o projeto para que os indivíduos possam ter a consciência da vida vegetal. 
3 – Objetivo: • Sensibilizar os acadêmicos, á se tornarem cidadãos conscientes quanto à criação da vida vegetal, de um modo comprometido com a vida, assim inovando o conhecimento por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente. Desta forma, desenvolvendo a criação de artes dentro do processo interdisciplinar. 
4 - Público alvo: A quem ele se dirige? O que ele pode representar para essas pessoas? O projeto terá como público alvo os acadêmicos da turma ArV 2_4 do curso de artes visuais 2. Através do assunto exposto, os acadêmicos terão a possibilidade de conhecer o processo de desenvolvimento das sementes e como elas se transformam em artes. 
5. Metodologia: Pensando em resgatar, valorizar e respeitar o meio ambiente, busquei desenvolver o tema que está relacionado sobre a germinação, ou seja, o processo de desenvolvimento da semente através das artes com as mesmas. 
1ª Etapa = Para a criação e realização do projeto, foi realizada diversas pesquisas relacionadas à preservação ambiental, onde será trabalhada a germinação de sementes de forma interdisciplinar envolvendo a disciplina de artes juntamente com a de ciências. 
2ª Etapa = Leitura e exploração da ação da natureza na germinação das sementes, como também a ação do homem na preservação ambiental. 
3ª Etapa = Catar diversos tipos de sementes, que serão estudadas e ao mesmo tempo servirão de materiais para a criação de obras artísticas. 
4ª Etapa = Criação das obras de artes, confeccionadas com sementes. Atividades estas que venham possibilitar o desenvolvimento crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude. 
5ª Etapa = Confeccionar com os alunos um mural artístico, com as obras produzidas. 
6ª Etapa = Exposição do mural com as obras produzidas com sementes. Que será realizada aproximadamente dia 16 de Maio no Polo CEDUP, núcleo de Educação Permanente de Tarauacá. 
6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados; Os materiais a serem utilizados nas produções de obras são: papel A4, cola, barbante, tesoura e diversos tipos de sementes, assim, sendo utilizado a técnica da colagraf para a confecção das mesmas. 
 7. Referências: