sexta-feira, 22 de junho de 2012


Relatório da realização do Projeto
Foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Tupanir Gaudêncio da Costa, pela acadêmica Silvia Gomes Viana, o Projeto interdisciplinaridade de ensino/aprendizagem, envolvendo a disciplina de artes com a ciência, assim abordando a necessidade de analisar, discutir e refletir a temática ambiental no contexto social e artístico, através da germinação de sementes. Por esta relacionada à preservação ambiental, a germinação de sementes é de extrema importância para o meio ambiente e principalmente para nossas vidas. Pensando no ensino das artes, podemos utilizar as sementes, assim transformando-as em artes como: bijuterias, bolsas e etc.
O projeto teve como objetivo Sensibilizar os alunos, á se tornarem cidadãos conscientes quanto à criação da vida vegetal, assim inovando o conhecimento por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente. Desta forma, desenvolvendo a criação de artes dentro do processo interdisciplinar. 
  Ao dá início a realização do referido projeto foi feito uma breve explanação sobre o assunto abordado, o processo de desenvolvimento de uma semente. Logo em seguida, foram expostos os materiais que seriam utilizados na confecção das obras, como: papel A4, cola, barbante, tesoura e diversos tipos de sementes, assim, sendo utilizado a técnica da colagraf para a confecção das mesmas.
 
Para facilitar o andamento dos trabalhos, foram distribuídos desenhos impressos para cada aluno, como também sementes de milho, feijão e limão, que deram formas as produções. Logo foi criado cinco grupos com 5 alunos cada.
Distribuídos dos desenhos impressos 
Grupos formados
Resultado dos trabalhos
Conseqüentemente foi criado um mural artístico e para finalizar o projeto realizou-se uma exposição do mural com as obras produzidas com as sementes, que foi exposta durante o intervalo do recreio, no refeitório da escola. Como mostra a imagem abaixo.
Organização da exposição
Público alvo

Portanto para mim, foi uma experiência que obtive badtasnte proveito, assim enriquecendo meu aprendizado de forma grandiosa para minha vida pessoal e como futura arte/educadora. Vale ressaltar que fui bem aceita tanto pela direção e coordenação da escola, quanto os próprios alunos que dele participaram, e que a Instituição está de parabéns por ter equipes capacitadas e comprometidas, com uma educação mais interativa, participativa e de qualidade. 
Eu Silvia e Raimunda - Diretora


Nenhum comentário:

Postar um comentário