domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha Crítica do Filme “O Quarto Poder” do diretor Costa Gravas e do Documentário "Muito Além do Cidadão Kane" do diretor Simon Hartog.


De acordo com o Filme assistido “O Quarto Poder” do diretor Costa Gravas, percebe-se a falta de ética, o respeito e a legalidade por parte do jornalismo, o qual aponta que a mentira e o desengano podem mudar totalmente a vida de um indivíduo.

Os principais personagens dessa história são: Sam Baily que é interpretado por Jonh Travolta, o jornalista Max Brackett interpretado por Dustin Hoffman, que estão envolvidos em uma grande trama. Acredito que ambos tinham em comum o interesse de recuperar o emprego e o bem estar social. Onde o jornalista buscava por interesse próprio de assegurar os telespectadores por mais tempo, e o ex-segurança a fim de recuperar o seu emprego.

Vejo que a manipulação ocorre de forma simples, ou seja, era fácil o processo de manipulação entre os indivíduos, enquanto uns buscavam ser vistos por alguém, já outros corriam atrás da fama por meio da mídia. Isso ocorre pelo fato de existir o egoísmo, ambição ou até mesmo demonstrar que existe o poder. . A mídia tem suas vantagens que são: as propagandas, divulgações, sucessos, famas e alegrias, como também as desvantagens: as perturbações, inquietações, tristezas, angustias e perseguições por parte de alguns indivíduos.

Tenho como exemplo da vida real, os políticos de nosso país, pois o que mais se ver é o envolvimento de representantes populares, na corrupção, que se vendem por apenas mixaria de dinheiro, para distorcem a verdade para manter o engano da população brasileira.

Com relação ao documentário é realmente interessante, onde podemos observar o sistema de idéias de tal emissora de TV que também tenta alienar as pessoas, por meio das informações tão pouca clarificada, tudo isso se deu por conta dos interesses de algumas pessoas, que terem em mãos o poder do domínio, visto que os cidadões eram impedidos de tomar suas próprias decisões.

Atualmente, com o surgimento dos avançados das tecnologias a mídia vem dominando a tudo e a todos, assim facilitando para o aumento do capitalismo globalizante, induzindo o que se deve ver, ser, pensar e agir.

Portanto de tudo que foi visto, pude constatar a abordagem das diversas atitudes do jornalismo, tanto no filme, quanto no documentário, ambos retratam o poder da mídia, que é a distorção dos fatos para obterem audiência. Vista que o papel do repórter deveria ser apenas de informar os fatos verídicos e não sendo mais um manipulador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário