domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha Crítica do Programa Zorra Total

A Zorra total é um seriado humorístico brasileiro do programa da rede globo, produzido em 1999, alcançou um dos melhores programas de audiência destinado a todos os tipos de públicos. Tendo como diretor Maurício Sherman, onde fazem parte do elenco, protagonizados por artistas de grandes talentos, alguns deles: Katiuscia Canoro - Lady Kate; Wagner Trindade - Menino Gabriel; Nelson Freitas - Carretel; Agildo Ribeiro - Don Gongonzola; Ataíde Arcoverde - Salsichão; Carmem Verônica - Madame Sofia; Rodrigo Fagundes - Patrick; Tony Tornado - Tonho/Coronel Patamo; Orlando Drummond - Seu Peru; Daniel Barcellos – Sapoti; Marcos Wainberg - Diretor Sherman; Selma Lopes - Otarina; João Carlos Barroso Boteco; Renato Rabello - Edu; Nizo Neto - Jornalista Zifo; Romeu Evaristo – Angolano; Pedro Bismarck - Nerso; André Damasceno – Lula e outros.

Os temas abordados no programa são diversos, dentre eles estão às tradições, a política, traição, religião, homossexualismo e outros. Onde na maioria dos quadros eram abordados estereótipos polêmicos, com relação a raça, religião e as orientações sexuais.

Todos os valores são notados de acordo com a apresentação de cada programa e ainda serem negados por motivos corriqueiros, como a liberdade de exibição demonstrando cenas explícitas de forma censurada, realizando distorções com valores morais de uma família, assim gerando nas famílias brasileiras um desestruturamento total.

A mulher é vista como objeto sexual e como a dona do lar, as crianças são tratadas como se fossem adultos e os homens como sendo os dominantes de tudo. A homossexualidade é mostrada de forma comum enquanto que os negros ainda hoje são vistos com certo olhar diferenciado, ou seja, são discriminados, pelo fato de protagonizarem papeis de baixa escala. A caricatura pejorativa é utilizada nas próprias performances dos personagens, quando por sua vez devem estar preparados fisicamente para atuarem de acordo com cada personagem.

Tal programa influencia de forma direta ou indiretamente a todos que os acompanham, seja na forma de se vestir, falar e agir. Onde oferece um impacto tanto negativo quanto positivo para a sociedade. Se caso eu viesse poder reescrevê-lo, buscava enfatizar mais o lado educacional, com o objetivo de conscientizar os indivíduos para uma vida com mais sabedoria.

No entanto, tive a concepção de que a televisão é um dos meios de comunicação que mais influencia o publico, é através da mídia que podemos ter acessos a diversos fatos sejam eles reais ou imaginários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário