domingo, 5 de setembro de 2010

RESENHA CRÍTICA DO FILME “O SHOW DE TRUMAN”

O filme “O Show de Truman” do diretor Peter Weir, aborda a privacidade dos indivíduos por meios dos avanços tecnológicos, a mídia como forma de comunicação e interação, bem como a diferença entre a ficção e a realidade do dia-a-dia da sociedade.
O filme nos transmite a história de Truman, desde seu nascimento até sua vida adulta, o qual foi interpretado pelo ator Jim Carrey, como sendo um dos principais personagens. Um filme que se passa dentro de outro filme. Tendo como personagens Burbank, Ed Harris – Christof, Laura Linney – Meryl, Noah Emmerich – Marlon, Natascha McElhone – Lauren Garland, Holland Taylor – Mãe de Truman, Bair Slater – jovem truman, Brian Delate – Pai de Truman, Peter Krause – Lawrence, Heidi Schanz – Vivien, Ron Taylor – Ron, Don Taylor – Don, Paul Giamatti – Diretor da sala de controle e Philip Baker Hall – Executivo.
A mídia se dar através dos diversos meios de comunicação, podendo ser: Sonoro (telefone, rádio e podcast); Escrita (jornais, diários e revistas); Audiovisuais (televisão e cinema); multimídia (diversos meios simultaneamente como a escrita e audivisual); Hipermídia (CD-ROM, tv digital e internet) e por fim Hipertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto). Com o surgimento da mídia, principalmente no meio educacional, acredito que surgiu uma nova modalidade de ensino, como também o interesse social em busca das informações mundiais.
Não deixando de mencionar que nos dias atuais observa-se a grande evolução dos meios tecnológicos, ou seja, as modificações que estão surgindo, assim interferindo no campo social, político, econômico e educacional. Na verdade a mídia é um dos elementos principais para a transmissão de comunicação e conhecimentos.
Há uma relação bem clara entre o filme e a vida real, um exemplo disso, são os paparazos que seguem os artistas 24 horas por dia, com o objetivo de transmitir sua vida pessoal, da mesma forma como aconteceu com Truman, o qual foi exposto ao mundo sua trajetória de vida, através dos programas televisivos, monitorado por uma equipe de técnicos que tinha um controle através de máquinas criadas pelo próprio homem.
No entanto, de tudo que foi estudado, posso dizer que hoje somos dependentes da mídia, seja ela com intuito de sucesso ou financeiro, mas de forma direta ou indiretamente ela se faz presente em nosso meio, sendo considera uma necessidade para os indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário